The Art of Eduardo Tavares
Keep Going

um filme de Nêio Mustafa

mbmn
AIU Film Festival - Official Selection 2023 - Kuwait Federation
Saratov Sufferings Documentary Drama Film Festival Official - Selection 2023 - Russia Federation
SWIFF FESTIVAL 2023 - SEMI-FINALIST - NEW JERSY, USA
FESTIVAL DEL CINEMA DI CEFALÙ - 2023 - Official Selection - Italy
'THE ART OF EDUARDO TAVARES - KEEP GOING' - Winner 'Best Cinematography' of 'Flowers Against Bullets, 2023' Festival - Austria
TOPSHOT INTERNATIONAL FILM FESTIVAL - 2023 - Official Selection - Poland
RUDIS FESTIVAL - 2022 - Official Selection - Italy
FOX INTERNATIONAL FILM FESTIVAL - 2023 - Official Selection - Italy
LIFT-OFF GLOBAL NETWORK - Sessions 2023 - Official Selection - England


a arte deve libertar as pessoas da ignorância

O documentário que você irá conhecer não é apenas uma história de vida, trata-se de uma proposta de arte para um mundo bom para todos. Nesse contexto e momento histórico marcado pela tirania e opressão, o filme convoca o artista para a construção de um novo mundo, critica a falsa moral e a naturalização da perversidade. Além disso, sinaliza a importância da ética, da beleza e da natureza na vida do ser humano. O filme “The Art of Eduardo Tavares - Keep Going”, apresenta o trabalho do artista plástico e tatuador baiano Eduardo Tavares. Dirigido por Nêio Mustafa, com 18 minutos de duração, o filme foi capturado no ateliê do artista em Sydney, na Austrália, e integra seu projeto “histórias de vida”. No universo das artes plásticas e da body art tattoo, essas linguagens se encontram e revelam o pensamento desse artista visual e tatuador.

viajar é um aprendizado


Compreender as diferenças culturais e valorizar a beleza de cada uma delas, aproxima as pessoas, desfaz preconceitos e foca em princípios humanistas

Eduardo é uma dessas pessoas mágicas que a gente tem a oportunidade de conhecer na vida, não passa despercebido principalmente pelas ações. Sempre muito consciente do seu papel de artista. Estou feliz depois de muitos anos sem reencontrá-lo de saber que suas ideias se tornaram concretas. Rara beleza de pessoa, raro olhar do mundo. Sua arte parece muito com ele, aquele encontro com o belo que nem todos conseguem. Como ele evoluiu tecnicamente para expressar suas ideias! Que lindo olhar do mundo desse menino.

MAREPE, artista plástico

—MAREPE, artista plástico


Eu vi Eduardo crescer, ele era uma criança e vinha passar as tardes no ateliê. Ele veio muitas vezes trabalhar comigo e para mim era uma companhia muito agradável. Hoje, eu tenho orgulho de ver nascer um artista, isso é muito bom, isso é maravilhoso e me dá forças como professora e artista que sou. É prazeroso saber que Eduardo, hoje, está fora do Brasil, está em outros países… na Austrália, na Espanha, na China, em vários lugares que ele conhece e vem mostrando sua obra.

GRAÇA RAMOS, artista plástica

—GRAÇA RAMOS, artista plástica, jornalista, mestre em Literatura Brasileira e doutora em História da Arte

processos contínuos


o filme pede ao espectador uma múltipla atenção

“The Art of Eduardo Tavares - Keep Going”, documentário que leva a assinatura de Nêio Mustafa, mostra que a arte precisa alçar voo em total liberdade. Condição essencial para que possa emergir a expressão intensa, profunda e visceral das entranhas do artista. E tocar sem quaisquer limites ou fronteiras, o sentimento do mundo. A arte não pode ser sufocada, reprimida, coibida sob qualquer hipótese. O documentário passeia pelo jornalismo, as artes visuais e digitais, e a partir da percepção do diretor dá um zoom na vida de Eduardo Tavares - pintor e tatuador radicado na Austrália. O filme consegue captar em recortes, detalhes do sentimento do artista, sua paixão pela própria arte, sua liberdade e a escolha de viver em contínuo caminhar. Que se misturam no caldeirão das inspirações e se revelam no talento, criatividade e autoconfiança.

MERY BAHIA, jornalista e cinéfila

—MERY BAHIA, jornalista, cinéfila, foi colunista de cinema no Jornal A Tarde, foi editora de cultura no jornal Bahia Hoje, atua como assessora de imprensa e produtora de conteúdo digital


O filme A Arte de Eduardo Tavares é uma produção cuidadosa, seu criador procurou dar significado a cada detalhe da relação do artista com a Arte e com a Vida.
Eduardo Tavares no mais é alguém que faz arte com grande compenetração e vê nela uma função libertadora.
Nos dias atuais, quando as liberdades são de vários modos ameaçadas, Eduardo gira meio mundo levando tão importante mensagem.
Portanto trata-se de um filme que pede do espectador uma múltipla atenção: pede que ele perceba na simplicidade de Eduardo o impulso vital que busca fazer a vida humana em sociedade sempre se aperfeiçoar.

LÚCIO MUSTAFÁ, artista, filósofo e criador do Panamorismo

—LÚCIO MUSTAFÁ, artista, filósofo e criador do Panamorismo

liberdade para o artista


O documentário revela, por meio da música, texturas e pinceladas, a busca pela paz, beleza e felicidade em um mundo que naturaliza a opressão e a tirania

Percebe-se, imediatamente, Eduardo Tavares como um artista em movimento, um on the road das artes visuais, fazendo refletir nas suas obras as vivências e experiências de uma vida viajada, enriquecida pela compreensão das diferenças. Uma arte amadurecida, com preocupações ecológicas, uma arte como referência para a construção de um mundo melhor. Sua pretensão é muito bem-vinda em tempos hodiernos: que a arte seja entendida como “uma ferramenta para libertar as pessoas da ignorância”. Que assim seja...

SERGIO AUGUSTO FRANCO FERNANDES, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

—SERGIO AUGUSTO FRANCO FERNANDES, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e membro do Colégio de Psicanálise da Bahia


Eu tive uma boa experiência trabalhando com Eduardo. Primeiro de tudo, ele é um cara muito bom e, como profissional, é um grande artista. Eu realmente amo a maneira como ele faz suas pinturas, as tatuagens coloridas e bonitas, a maneira como ele a torna visível e tão fácil. Foi uma boa experiência ver este cara trabalhando, espero que voltem como convidado novamente.

TONI, tatuador no estúdio Solemar Tattoo Studio

—TONI, tatuador no estúdio Solemar Tattoo Studio (Shoreham-by-Sea, Inglaterra)

ético, lógico e benevolente


Uma produção focada no “faça você mesmo”, aponta para um caminho ético, lógico e benevolente

Eduardo é um artista no sentido mais puro da palavra. Técnicas e experiência não são nada sem que um indivíduo ponha seu próprio sabor e talento em sua arte, e Eduardo reúne estes elementos para dar vida a criações fantásticas e significativas que, sem dúvida, resistirão ao teste do tempo, tanto na pele quanto na tela.

IAN BAKER, diretor administrativo do estúdio Tora Sumi

—IAN BAKER, diretor administrativo do estúdio Tora Sumi (Sydney, Austrália)


A pintura de Eduardo Tavares, exibe, através de suas formas e paletas de cores, um mundo onírico, imaginativo e abstrato, mesmo que suas figuras humanas sejam retiradas de histórias reais de sua vida, mas que ressignificam o seu admirável universo poético virtuoso.

WILLYAMS MARTINS, artista plástico e doutor em Artes Visuais pela UFBA

—WILLYAMS MARTINS, artista plástico e doutor em Artes Visuais pela UFBA

fluxo de ideias


Os artistas têm a responsabilidade de colaborar para a construção de um mundo ético e moral para toda a humanidade

Eduardo é um artista muito especial. Ele tem linhas muito sólidas, um mestre com cores e seus desenhos são únicos. Ele pinta literalmente sobre a pele! Acima de tudo, ele é um grande ser humano, muito talentoso e esperto, mas ao mesmo tempo disciplinado, gentil e humilde.

WASSIM BENNIS, tatuador no estúdio Savage Ink

—WASSIM BENNIS, tatuador no estúdio Savage Ink (Casablanca, Marrocos)


Eduardo é um bom tatuador, pintor e músico. Eu posso sentir sua paixão e coração em sua arte. Trabalhei com ele e foi um momento significativo. Ele é uma pessoa calorosa e um artista incrível.

SANMEEN BLACK, tatuador no estúdio Holy Ghost Tattoo

—SANMEEN BLACK, tatuador no estúdio Holy Ghost Tattoo (Luxemburgo)


Na década de 1990 eu já conhecia Eduardo mas não sabia que ele pintava […] Fiquei me perguntando: será que essas pinturas abstratas são fruto de um estudo acadêmico? Será que são a nova moda e eu não estou sabendo? Será que alguém vai comprar essas telas abstratas? Será que eles estão vendo algo que eu não estou enxergando? […] “The Art of Eduardo Tavares - Keep Going” é um biscoito fino das artes plásticas e do audiovisual, embalado em papel de seda pelo diretor Nêio Mustafa.

EDU LINO, artista visual

—EDU LINO, artista visual (Salvador, Bahia)


O pilar conceitual que está bem esclarecido no filme é de que a humanidade necessita de um resgate, de um socorro urgente de mais beleza e mais humanismo. A parte final do roteiro é surpreendente, Nêio se utiliza de flash back em alta velocidade com texturizações visuais das próprias cenas do filme para alcançar o argumento central dessa obra de arte audiovisual: “keep going”. Não volte pra trás , vá sempre em frente, “keep going”.

NAUM BANDEIRA, museólogo e artista visual

—NAUM BANDEIRA, museólogo e artista visual (Salvador, Bahia)

todas as superfícies


O documentário revela nas imagens a beleza da natureza e uma produção vigorosa de telas e corpos tatuados

Desde que vi os trabalhos de Tavares pela primeira vez, fiquei realmente impressionado. Seus abstratos incrivelmente vívidos e dinâmicos, cheios de beleza e violência, sempre me induzem a uma profunda auto-reflexão, enquanto seus retratos realistas são misteriosos, bonitos e reconfortantes para minha alma.

ANDRÉ BORGES, músico e artista sonoro

—ANDRÉ BORGES, músico e artista sonoro (Brighton, Inglaterra)


Nesse documentário vemos as obras de Eduardo e sentimos a intimidade do seu local de vida e trabalho, onde fala de suas referências familiares com afetividade. Nota-se que as suas pinturas têm a temática feminina imersa na natureza que o cerca (Chapada Diamantina na Bahia).

DANIELA STEELE, artista visual e mestra em artes visuais pela UFBA

—DANIELA STEELE, artista visual e mestra em artes visuais pela UFBA

press release

The Art of Eduardo Tavares - Keep Going
O documentário, — The Art of Eduardo Tavares - Keep Going —, viaja no movimento das pinceladas, na profusão de luzes e cores, na profundidade dos traços, na entrega dos olhares retratados que indagam e fascinam, nas bocas com gotas umedecidas pelas tintas, que parecem suplicar por algo - comida, diversão e arte, uma bebida, um beck ou um desejo que ficou pairando no ar. Produção conjunta do diretor Nêio Mustafa com o próprio Eduardo Tavares, o documentário entrelaça entrevistas, silêncios e gozos ora externados, ora interiorizados.

Revela nas imagens a beleza da natureza e uma produção vigorosa de telas e corpos tatuados, que se alternam com a malemolência do artista, saudades de raízes fincadas na Chapada Diamantina (Bahia, Brasil), lembranças do começo com as aulas no ateliê da artista plástica e mentora Graça Ramos, e nas pedras envolvidas por musgos e quem sabe cobertas de segredos invisíveis e captados pelo olhar do artista, no caminho para a Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Como todo bom documentário, mostra também o núcleo familiar, emoções intensas e vívidas que deram régua e compasso a Eduardo. O DNA cravado na veia artística, a mãe escultora Conceição Tavares, a irmã ilustradora Ana Luiza Tavares, o pai geólogo Walter Tavares. Fotografias de suas viagens e andanças pelo Brasil e mundo afora se sobrepõem no filme, desnudam outras culturas e refletem uma profusão de sentimentos, do choque de diferenças à constatação de que há um grande planeta eivado de desigualdades. Sua arte também é política. E como arte não precisa de argumentos, nem explicações, o caminho escolhido por Eduardo Tavares é seguir em frente.

Aumente o som e viaje neste belo e vigoroso documentário “The Art of Eduardo Tavares - Keep Going”, onde destaca-se também a trilha sonora, assinada pelo diretor e multiartista Nêio Mustafa.

—MARY BAHIA, jornalista, cinéfila, foi colunista de cinema no Jornal A Tarde, foi editora de cultura no jornal Bahia Hoje, atua como assessora de imprensa e produtora de conteúdo digital

Eduardo Tavares

Eduardo Tavares é um pintor, ilustrador e tatuador brasileiro que vive em Sydney, na Austrália. Utiliza diferentes técnicas para expor sua arte e suas pinturas possuem camadas de realidade e diferentes pontos de vista. “Realidade sobre realidades”, é o conceito central de seu trabalho. Seus trabalhos são compostos por uma variedade de técnicas, às vezes como camadas finas de revestimento ou com camadas de cores puras e cruas. Nesse contexto, surgem signos que parecem não ter sentido, fluindo em diferentes direções, unidos em uma perspectiva sonhadora e pensativa.
No universo da tattoo, seu trabalho se mistura com o realismo de “pinceladas aquareladas” para criar tatuagens realmente únicas. Seus desenhos ultrapassam os limites tradicionais da tatuagem onde o figurativo e o abstrato se encontram em obras de arte na pele.

Nêio Mustafa
Nêio Mustafa é um pesquisador da semiótica e das ciências humanas aplicadas. Trabalha com o tema "marginalização", a marginalização do ser humano jovem, adulto e idoso. Dedica todos os seus esforços na crítica a esse estado de exclusão e denuncia essa realidade no sentido de buscar reflexões para novas possibilidades de inclusão.
Utiliza materiais tradicionais e equipamentos digitais para expressar suas ideias. Compõe trilhas sonoras acústicas, eletroacústicas e digitais. Manipula o audiovisual, o motion design, os ambientes virtuais na web e o design para realizar seus projetos autorais. Dentre os seus últimos projetos, destaca-se o “histórias de vida”, onde artistas de valor têm suas histórias imortalizadas no audiovisual.

fale conosco

O filme "The Art of Eduardo Tavares - Keep Going" está disponível para download e transmissão broadcast, com legendas em português, inglês e francês

Envie seu comentário ou faça uma solicitação para download do filme "The Art of Eduardo Tavares - Keep Going". Tenha exclusividade para transmissão broadcast, verifique o formato disponível.


Formato

  • QuickTime (.MOV)
  • CODEC VIDEO: Apple ProRes 422 HQ, 29,97fps, drop frame.
  • CODEC AUDIO: PCM Linear, 48kHz, 24 bits.
  • Legendas no formato ".scc" em português, inglês e francês.